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alimentação saudável infantil

7 dicas para uma alimentação infantil saudável em casa

Nutrição 17 de julho de 2019

Você acompanha e sabe o que seu filho tem comido ultimamente? Além da função de nutrir, a alimentação infantil saudável interfere em várias funções da criança, por exemplo, em como será a saúde dela no futuro e  até no no seu desempenho escolar.

E é dentro de casa onde começam essas escolhas. A partir dos 6 meses, quando se inicia a introdução alimentar dos bebês, vem também o desafio em manter uma alimentação infantil saudável. Por isso, os pais devem ficar atentos a cada detalhe durantes os lanches e refeições. Afinal, os hábitos alimentares da infância, irão acompanhar o seu filho também na vida adulta. São os primeiros passos para construir um vida leve desde cedo.

Se você, está em busca de caminhos para alimentação infantil saudável, então confira as nossas dicas.

Tenha hábitos saudáveis em casa

hábitos saudáveis em casa

Um fato: a criança é um reflexo dos comportamentos vivenciados no ambiente doméstico. E com a alimentação não é diferente. Por isso, é importante ter uma rotina saudável em casa e começar a oferecer esses tipos de alimentos desde cedo.

Aqui a dica é priorizar alimentos naturais e orgânicos, evitar alimentos adoçados, itens industrializados e o consumo excessivo de sódio é essencial para educar o paladar da criança.

Diversifique a oferta de alimentos

alimentação infantil saudável em casa

Uma alimentação infantil saudável não precisa ser sinônimo de monotonia. Pelo contrário! Quanto mais variada melhor.

Tendo contato com diversas opções, a criança se sentirá mais estimulada a provar e descobrir o que lhe agrada, uma vez que existem muitas possibilidades de alimentos naturais e ricos de nutrientes.

A dica é inovar sempre na cozinha com coisas caseiras gostosas e caprichar na apresentação utilizando diferentes texturas, cores, formatos, que farão o olho do seu pequeno brilhar. Além de fazer com que a hora da refeição seja uma verdadeira diversão.

Estimule a ação das crianças na cozinha

crianças na cozinha

Com os devidos cuidados (evitar o uso de objetos pontiagudos e fogo, por exemplo), a criançada tá liberada na cozinha!

Estimular o contato com o alimento desde o seu preparo é muito importante para apresentar os alimentos e estimular o paladar do seu filho(a). E esse processo pode começar, inclusive, no momento do supermercado ou feira.

Mostre as opções, peça a sua opinião e faça das compras um momento para orientar sobre as melhores escolhas para uma alimentação infantil saudável. Na hora dos preparos, convide seu filho para te ajudar com pratos simples como, por exemplo, saladas, bolos ou até os lanchinhos da escola.

Mantenha o ambiente tranquilo na hora de comer

almoço em família

Já ouviu aquela expressão que diz que o momento da refeição é sagrado? E é verdade mesmo, principalmente para as crianças. Um ambiente tranquilo faz com que a alimentação do seu filho se torne uma prática prazerosa.

De nada adianta, por exemplo, preparar um almoço super especial e saboreá-lo em meio a barulhos e interrupções. É importante ter um lugar tranquilo, limpo e silencioso para a hora das refeições.

Além de ter uma rotina de horários que também ajuda a estimular seu filho a se concentrar no que está comendo na hora das refeições ao invés de ficar distraído com outras coisas. Sempre que possível, mantenha pelo menos uma das refeições do dia com a família reunida à mesa. Além de tudo, esse momento irá fortalecer os seus vínculos afetivos com seus familiares.

Tenha cuidado com o açúcar

cuidados com o açúcar

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa de porte médio deve consumir em média 50g de açúcar por dia. E você sabia que apenas um suco de caixinha ultrapassa esse limite diário?

Isso sem falar também dos corantes, conservantes e sódio que em excesso também podem ser prejudiciais à saúde. Por isso evite ao máximo itens industrializados no lanche escolar para que o seu filho e foque em alimentos naturais como frutas que ajudam você a manter uma alimentação infantil saudável para seu pequeno.

Os alimentos adoçados também estimulam o paladar da criança para que sejam consumidos cada vez mais. Entrar em um acordo do que levar é melhor do que proibir seu filho, assim ele se sente com um papel ativo no processo de escolha e não fica tão tentado ao ‘proibido’.

Evite alimentos super calóricos para uma alimentação infantil saudável

comidas saudáveis

Os alimentos super calóricos não são indicados nem para adultos, quem dirá para crianças!

Portanto, evite biscoitos, salgadinhos e guloseimas. Alimentos como esses são compostos por muitos ingredientes químicos e não oferecem nutrientes na sua composição.

No lugar dos industrializados, você pode optar, por exemplo, por frutas, castanhas, sanduíches com pão integral ou iogurtes com baixo teor de açúcar. Mais do que oferecer ao seu filho, dê o exemplo não consumindo esses tipos de alimentos na frente dele.

Seja paciente e insista algumas vezes

alimentação saudável para crianças

Nem sempre as crianças aceitam de primeira a introdução de novos alimentos. Portanto, é muito válido repetir a tentativa após alguns dias, de preferência em novas apresentações.

Imagine que seu filho rejeitou uma beterraba na salada. Tente então oferecê-la em sucos ou até mesmo para colorir a massa de tapioca, diversificando seu uso. Tente pelo menos quatro vezes, esperando um intervalo de tempo entre elas. Caso não tenha sucesso, passe a outra investida.

A adaptação do paladar infantil a alimentos mais saudáveis requer muita paciência, assim como todo o processo de educar qualquer criança. O ponto que fará muita diferença é sempre dar o exemplo. Se ela vir você e a sua família priorizando alimentos in natura, fazendo refeições equilibradas e evitando industrializados a tendência é que ela faça isso também.

Estimulando hábitos saudáveis desde pequeno, será muito mais fácil que o seu filho continue esses hábitos e se torne um adulto saudável, consciente do papel e importância de tudo que come.

Para começar conte com mercados saudáveis e diversifique a oferta de alimentos orgânicos e naturais. A saúde de toda a família agradece!

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