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Cúrcuma: descubra seus benefícios e como consumir

Nutrição 3 de agosto de 2017

Você já ouviu falar na cúrcuma? Também conhecida como açafrão-da-terra, essa é uma planta pertencente à família do gengibre. Inevitavelmente, a sua cor alaranjada é o que a distingue das demais. Na história, existem registros do seu uso na medicina alternativa e na culinária há, pelo menos, 4 mil anos, sendo a população da Índia a maior responsável por disseminá-la ao redor do mundo, conquistando até os mais exigentes dos paladares. Inclusive, essa especiaria é dos componentes do curry, um popular tempero indiano.

Pelo seu característico sabor, uma harmoniosa mistura de amargo e picante, além dos seus já comprovados benefícios para a saúde, foi eleita uma verdadeira preciosidade alimentar. E quer saber o por quê? Vem com a gente, te explicamos bem rapidinho!

Benefícios

A curcumina é o principal ingrediente ativo do açafrão-da-terra, o segredinho que proporciona à especiaria a sua coloração e efeito anti-inflamatório, atuando em vias inflamadas em casos de artrite e tecido adiposo, por exemplo. Além disso, inibe células cancerígenas, prevenindo diversos tipos de câncer, como os de mama, próstata, pele e outros.

A oxidação das células e tecidos é uma das principais causas do envelhecimento e desenvolvimento de doenças. E é aí que a cúrcuma entra em ação, neutralizando os indesejáveis radicais livres com maestria. E se não bastasse proteger o coração de doenças cardíacas, diminui os níveis de colesterol. Outra vantagem, é a melhora da função cerebral, reduzindo o risco do surgimento da Doença de Alzheimer! Outros males, o que inclui Diabetes e Artrite, também são alvos fáceis para essa especiaria.

E como consumir?

Levando em consideração a praticidade, a ingestão do tempero em pó é a mais recomendada. Na forma de condimento, cai bem dando um gostinho especial à carne vermelha, peixe, frango e diversos tipos de molhos, incluindo os de massas e saladas. O açafrão-da-terra também combina com sucos, arroz, sopas e legumes, podendo ser acrescentado na hora de cozinhar ou refogar. Por fim, evite utilizar grandes porções da cúrcuma, pois o seu sabor predominante pode ofuscar o gosto de outros ingredientes.

O produto também está disponível em cápsulas, extratos e gotas. Não deixe de consultar um especialista para saber melhor como acrescentar à sua rotina sem riscos de prejudicar a absorção correta de suas propriedades, nem afetar o seu bem-estar e saúde.

Onde encontrar?

Em supermercados e feiras, as chances de achar são enormes! E, claro, você pode adquirir aqui no Greenmix, é só dar um pulinho na seção de granel e de temperos. Em nosso Restaurante Funcional temos pratos e sucos, como o Amarelo (antioxidante e anti-inflamatório), que levam cúrcuma nas suas receitas. Vem pra cá experimentar!

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