Voltar

Os 10 benefícios de andar de bicicleta

Bem-estar 16 de agosto de 2017

Eleita pela ONU como o meio de transporte mais ecológico do planeta, a bicicleta tem espaço cativo no coração de muita gente. E sabia que passear de bike é prático, econômico e faz um bem danado para a saúde? Confira com a gente os principais benefícios e pedale rumo a uma vida mais saudável!

1 – Novos hábitos

Que tal experimentar novas rotas, fugir do caos do trânsito, sentir a brisa no rosto e dedicar um tempinho pra si mesmo? Enquanto estiver pedalando, você descobre o mundo em volta e participa da paisagem, ao invés de apenas observá-la.

2 –  Faz bem pra saúde

Além de auxiliar no controle da obesidade, andar de bicicleta é uma excelente forma de prevenir doenças cardiovasculares, como derrame cerebral e pressão alta. O exercício também estimula o bom funcionamento dos pulmões, fortalece os músculos do coração e trabalha os membros inferiores. Pegue já a sua bike e diga adeus ao sedentarismo!

3 – E faz muito bem pra natureza

Enquanto automóveis emitem poluentes como Monóxido de Carbono e Dióxido de Enxofre, as bicicletas não perturbam o meio ambiente de forma alguma. A natureza só tem motivos para agradecer!

4 – Funciona como meio de transporte

Que tal não se preocupar em perder horas e horas no trânsito? Com a bike é totalmente possível! Para começar, pelo menos uma vez na semana, tente se deslocar com a magrela para os seus compromissos diários e economize seu tempo e sua graninha!

5 – É super econômica

Enquanto automóveis exigem manutenções constantes e gastos com combustíveis, as bicicletas não precisam de nada mais que não seja uma manutenção periódica. Custos com troca de pneus, ajustes no freio e corrente são os reparos mais comuns e não costumam exigir muito do seu bolso. No entanto, antes de tirar a bike da garagem, é altamente recomendado levá-la para uma avaliação.

6 – Mente sã

Depressão, ansiedade e estresse são alvos fáceis para a bicicleta. Dando uma voltinha ou outra, os níveis de endorfina são consideravelmente elevados, dando fim àquela sensação de mau humor. Escolha um parque, uma praia ou um lugar tranquilo para pedalar, tenha cuidado na postura e melhore ainda mais o seu bem-estar!

7 – Corpo são

Passeios de bike são recomendados para quem planeja sair do sedentarismo. Por não sobrecarregar nenhuma parte do corpo, isto é, distribuir a massa muscular, pedalar é uma forma mais leve e prazerosa do que caminhar.

8 – Melhora a qualidade do sono

A prática regular de exercícios físicos ajuda a reduzir o nível de estresse e promove a sensação de relaxamento corporal e mental, tudo que você precisa para ter uma noite de sono mais tranquila.

9 – Xô, diabetes

Sabia que um dos maiores agentes da Diabetes tipo 2 é a falta de exercícios físicos? A prática do ciclismo contribui favoravelmente para que os níveis de açúcar no sangue se mantenham regulados, diminuindo os riscos do desenvolvimento da doença.

10 – Melhora da musculatura

Mais um benefício é o fortalecimento dos músculos da perna, melhorando a saúde dos joelhos, quadris, coxas e pernas. Aliada à musculação, a prática traz resultados mais rápidos e notáveis!

Como começar?

Antes de providenciar a sua bicicleta, pesquise por marcas de confiança e tenha em mente alguém que possa lhe ajudar a ajustá-la.

Antes de ganhar as ruas e parques, não se esqueça de levar uma garrafinha d’água para repor o líquido perdido através do suor. Capacetes confortáveis e com cores claras também são indispensáveis, assim como o protetor solar, independente de estar fazendo sol ou chuva. Não deixe de comprar um par de luvas, óculos de sol e silicone protetor, o que protege de traumas repetitivos. E antes de soltar o freio, alongue-se!

Alimentação saudável

Nada de subir na magrelinha de estômago vazio, hein? Sintomas como fadiga, mal-estar, queda no rendimento e até desmaios podem ocorrer caso você realize alguma atividade física sem estar bem alimentado. E depois de passear, nada mais importante que a energia gasta seja reposta. E quer mais uma dica preciosa? Aqui no Greenmix você encontra o melhor da alimentação funcional: açaís, saladas, crepiocas, sucos, massas integrais e uma infinidade de outras delícias sem glúten e sem lactose. Vem pra cá!

Gostou?

Compartilhe esse post

PODE FALAR! A Gente Adora.