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5 dicas para melhorar a sua qualidade de vida e manter uma alimentação saudável

Bem-estar 11 de março de 2019

Para você, o que é qualidade de vida? Praticar atividades físicas, momentos em família, desempenhar atividades que te realizam profissionalmente, manter boas relações interpessoais, estar em conforto e segurança? O conceito do que é qualidade de vida pode variar de pessoa para pessoa e abranger uma grande quantidade de fatores.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida é definida como “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. De forma resumida, é a satisfação do indivíduo em relação ao seu dia a dia. Um reflexo de diversos fatores e que andam lado a lado com a saúde física e mental.

O começo de um novo ano é um ótimo momento para repensar como está a sua qualidade de vida e colocar no papel pequenas atitudes que fazem todas a diferença. Quer ver como é mais fácil do que você imagina? Nossa equipe de especialistas em vida saudável separou 5 dicas infalíveis para melhorar a sua qualidade de vida em 2019.

Boa leitura e depois conta para gente como está o seu processo. 😊

Foco na alimentação

Alimentação e saúde andam juntinhas. São as boas escolhas durantes as refeições que te ajudarão a prevenir doenças, te dar energia para desempenhar as atividades cotidianas e ajuda no alcance de uma qualidade de vida. E por onde começar?

Além da orientação de um profissional de saúde, que é bastante indicado, algumas dicas simples fazem toda a diferença. O Guia da Alimentação Saudável publicado pelo Ministério da Saúde, recomenda a redução do consumo do sal, a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia e a preferência pelos grãos integrais e alimentos em sua forma natural, que irão te proporcionar muitas fibras e nutrientes.

E, nas suas refeições também não devem faltar porções de cereais, verduras, legumes, tubérculos e raízes. Cuidado para não pular nenhuma das refeições! Pelos menos 3 refeições e 2 lanches saudáveis por dia é o indicado para manter a saúde firme.  

Cuidado que estresse e qualidade de vida não combinam

Você sente tensões musculares, falta de concentração, dificuldade na memória ou dificuldades no sono?

Saiba que esses são alguns dos sinais gerados pelo estresse constante que, a longo prazo, altera o sistema imunológico e é fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Nem sempre é possível mudar toda a nossa rotina para evitar as suas causas, mas pequenas atitudes em conjunto podem trazer grandes benefícios, como:

  • Estar em contato com a natureza (mesmo que em um parque sem sair da cidade);
  • Investir em atividades relaxantes;
  • Ouvir sua música preferida

Esse são apenas 3 dos possíveis fortes aliados da sua qualidade de vida. Aplique um passo de cada vez e sinta a mudança!

Saia do sedentarismo

Agora que você já descobriu a importância da alimentação e diminuição do stress para a sua qualidade de vida, chegou a hora de uma dica também essencial. Fazer exercícios físicos moderadamente irá te ajudar a chegar lá, evitando a tensão e prevenindo doenças.

Ao ar livre ou em locais fechados? Em grupo ou individual? Escolha uma atividade que esteja alinhada ao seu estilo de vida e te dê prazer.

Desta forma, você terá estímulo para desempenhá-la constantemente e aproveitar os seus benefícios a longo prazo. Pesquise bastante e busque a opinião de pessoas e amigos que já desempenham a atividade que você tem em vista, pode te ajudar a tomar uma decisão agradável.

Fique em contato com seus amigos

Já notou a ótima sensação que dá depois de uma noite junto com os amigos para conversar e se descontrair?

Estar em contato com seus ciclos sociais aumenta o bem-estar, estimula o desenvolvimento de sentimentos positivos e com isso as preocupações ficam bem longe.

Sendo assim, tire um tempinho da semana para estar na companhia de pessoas queridas e fortalecer os vínculos afetivos. Um passeio de bicicleta pela cidade, um jantar especial,  uma noite de jogos de tabuleiro. Ideias incríveis não faltam. Um piquenique, por exemplo, é um ótimo jeito de reunir os amigos, ao ar livre e ainda aproveitar o contato com a natureza.

Tenha uma boa rotina de sono

Assim como se movimentar, a hora do sono também é fundamental para qualidade de vida.

Mais do que a função de relaxamento, uma boa rotina de sono é essencial para manter funções importantes para o corpo, como controlar o apetite, estimular o raciocínio, rejuvenescimento, entre outros.

Para esses benefícios serem alcançados, tenha em mente não só a quantidade de horas (o tempo pode variar de pessoa para pessoa, sendo a média de um adulto entre 7h e 8h), mas também a qualidade do sono.

Para isso, crie um ritual para dormir, crie uma ambiente confortável, com temperatura amena e, principalmente, esteja longe dos aparelhos eletrônicos. Os campos eletromagnéticos emitidos por eles, seja TV, Smartphones, computador, podem afetar diretamente o seu descanso.

Pequenos hábitos, estilo de vida saudável

Manter um estilo saudável é um dos principais fatores para alcançar qualidade de vida e essa busca fica ainda mais incrível quando é feita em conjunto! A boa notícia é que hoje no mercado já existem estabelecimentos que compartilham desse conceito, oferecendo produtos e atividades que ajudam pessoas que queiram manter qualidade de vida e hábitos saudáveis.

E você sabe que encontrar um lugar que fale a sua linha é essencial para continuar no caminho certo.

 

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