Voltar
alimentação vegano e vegetarianismo

Entenda a diferença na alimentação do vegano e vegetarianismo

Bem-estar 2 de julho de 2019

Ovolactovegetarianismo, vegano e vegetarianismo. Na prática, você sabe a diferença entre esses estilos de vida? Quando se fala em alimentação, a busca por uma vida rotina saudável tem estado cada vez mais atrelada à consciência do que se come e à origem dos alimentos.

Dessa forma, a refeição ganha um sentido além da função de nutrir, mas também se torna um ato de consciência ambiental. De que forma o que eu estou ingerindo impacta a minha volta?

No processo de transição e entendimento, fontes confiáveis, como a SVB são de extrema importância e se você busca entender mais sobre o estilo de vida vegano ou vegetarianismo, confira abaixo. Vamos juntos tirar essas principais dúvidas!

O que é de fato é vegetarianismo?

vegetarianismo

Muito além do que não comer carne vermelha! O vegetarianismo, ou  vegetarianismo estrito, é o sistema alimentar que restringe qualquer tipo de ingrediente de origem animal na alimentação como ovos, laticínios e mel.

Seja por motivos éticos, reconhecimento dos direitos dos animais, religiosos ou de saúde, pessoas que adotam uma dieta vegetariana, alimentam-se exclusivamente de itens de origem vegetal.

No caso, se você estiver pensando em adotar esse estilo de vida, aqui são alguns ingredientes que compõem sua rotina:

  • Grãos
  • Verduras e legumes
  • Frutas;
  • Sementes e castanhas;
  • Cogumelos;
  • Leveduras.

Qual a diferença entre o estilo de vida vegano e vegetarianismo?

 vegano e vegetarianismo

Segundo a Vegan Society, o que difere o estilo de vida vegano e vegetarianismo é que o vegano busca excluir, na medida do possível, todas as forma de exploração animal em vários âmbitos, não só o alimentar como é o caso do vegetariano.

Quando falamos de veganismo falamos de uma filosofia que engloba escolhas na alimentação, no vestuário, limpeza e diversas situações do dia a dia que possam evitar crueldade contra os animais.

Pessoas adeptas ao estilo de vida vegano não utilizam, por exemplo, itens de couro, seda e cosméticos que sejam testados em animais.

Porém, no momento das refeições, tanto o adeptos ao estilo vegano e vegetarianismo têm como base uma dieta apenas com ingredientes de origem vegetal. Sendo assim, todos os veganos são também vegetarianos.

O que é Ovolactovegetarianismo?

Ovolactovegetarianismo

No processo de transição para o vegetarianismo, alguns adeptos excluem os itens de origem animal com exceção dos ovos e leite: o que é chamado de Ovolactovegetarianismo.

Sendo assim, são pessoas que não se alimentam de mamíferos, aves, peixes e frutos do mar, mas consomem leite, queijos, iogurtes, ovos e seus derivados. Se trata de uma opção que permite grande variedade e traz grandes benefícios para a saúde, pela baixa ingestão de gordura de origem animal.

Esse tipo de vegetarianismo, a princípio, não está associado ao sofrimento animal. Mas há um impasse, visto que em alguns criadouros os animais são abatidos após perderem sua produtividade de ovos e de leite. Ou no processo de produção desses ingredientes, os animais são tratados em péssimas condições. Sendo, assim, os adeptos buscam vez mais produtos certificados, que garantem a procedência ética dos alimentos.

E você? Tem a preocupação necessária com a procedência do seu alimento?

alimentação saudável

Como você pode perceber, optar por ingredientes que não são de origem animal (ou eliminar apenas o consumo de carne, como é caso dos ovolactovegetarianos) é uma escolha que influencia não só na alimentação de quem adere essas dietas, mas também no seu estilo de vida.

A partir do momento que as refeições se tornam uma oportunidade para pensar nos impactos ambientais e na saúde, várias outras atitudes vêm em conjunto, por uma rotina mais saudável, sustentável e ética. Nesse caminho, o mercado oferece cada vez mais alternativas para esse público crescente (segundo o IBOPE, em 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana), aliando as filosofias de vida a muito sabor.

 

Gostou dessas dicas especiais? Conheça nossa linha de ultracongelados, com mais de 30 opções sem nada de origem animal. Clique aqui e conheça nossa linha de Ultracongelados.

Gostou?

Compartilhe esse post

PODE FALAR! A Gente Adora.